Campanha do Laço Azul
É uma iniciativa de sensibilização e responsabilização para com a prevenção dos maus tratos na infância.
A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) teve início em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro, “para fazer com que as pessoas se questionassem”. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade, que se revelaram “curiosos”, era trágica, sobre os maus-tratos à sua neta, e, também, ao seu neto, que, pelo mesmo motivo, tinha sido morto de forma brutal. E por quê azul?
Porque, apesar de o azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não podia esquecer os corpos agredidos e cheios de nódoas negras dos dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na protecção das crianças contra os maus-tratos.
Com esta história, fica presente a importância da atitude individual, pois, foi através de uma delas, que este movimento se tornou internacional, no que concerne à sensibilização dos maus-tratos contra as crianças.
Não esqueça que este é um problema de TODOS.
Sinta-o também como seu !