A Conferência Episcopal da Bélgica emitiu hoje uma nota de condolências em que os bispos católicos se mostram “consternados” após as explosões que atingiram esta manhã a capital do país.
“Os bispos da Bélgica estão consternados após tomarem conhecimento do atentado perpetrado no aeroporto de Zaventem e no centro de Bruxelas”, referem os responsáveis.
Os prelados católicos “partilham a angústia” de milhares de passageiros e das suas famílias, deixando ainda uma palavra de apoio aos profissionais de aviação e equipas de socorro que foram chamadas a intervir “mais uma vez”.
Nesse contexto, “confiam as vítimas à oração de todos, nesta nova situação dramática”.
A Conferência Episcopal da Bélgica recorda que os capelães do aeroporto “estão diariamente ao serviço” e vão oferecer “o apoio espiritual necessário”.
“Que todo o país possa viver estes dias com grande responsabilidade cívica”, conclui a mensagem.
Duas explosões ocorreram hoje de manhã no aeroporto internacional de Zaventem; outra explosão ocorreu também na estação de metropolitano de Maalbeek, próximo das instituições europeias.
De acordo com um balanço provisório dos bombeiros locais à agência noticiosa France Presse, pelo menos 21 pessoas morreram nestes dois ataques.
Bruxelas, 22 mar 2016 (Ecclesia)
OC