quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Os cristãos e a política, pelo Papa Francisco

Um bom cristão participa activamente na vida política e reza para que os políticos amem o próprio povo e o sirvam com humildade. Foi a reflexão proposta pelo Papa Francisco na missa celebrada a 16 de Setembro, em Santa Marta.

Comentando o trecho do evangelho de Lucas (7, 1-10) no qual é narrada a cura, por obra de Jesus, do servo do centurião em Cafarnaum, o Pontífice realçou «duas atitudes do governante». Antes de tudo, «deve amar o seu povo. Um governante que não ama não pode governar. No máximo, pode pôr um pouco de ordem mas não pode governar». Para o Papa Francisco o governante deve ser também humilde como o centurião do Evangelho, que teria podido orgulhar-se do seu poder, se Jesus lhe tivesse pedido para ir ter com ele, mas «era um homem humilde e disse ao Senhor: não te preocupes, não sou digno que entreis em minha casa, mas diz uma palavra e o meu servo será curado. Estas são as duas virtudes de um governante: amor ao povo e humildade». Contudo, também os governados devem fazer a suas escolhas. A política, diz a doutrina social da Igreja, é uma das mais elevadas formas de caridade, porque é servir o bem comum. Por conseguinte, devemos colaborar, com a nossa opinião, com a nossa palavra e também com a nossa correcção. Um bom católico participa na política oferecendo o melhor de si para que o governante possa governar». Então, o que «podemos oferecer de bom» aos governantes? «A oração», respondeu o Pontífice. Rezemos pelos governantes para que nos governem bem. Para que levem em frente a nossa pátria, a nossa nação e também o mundo; e que haja paz e bem comum.


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Vale a pena ler!




(Re)descobrir e testemunhar a beleza da família
Numa primeira abordagem, o Bispo diocesano parte da experiência humana da família como “célula fundamental da comunidade humana” que sofre as contingências das “profundas transformações sociais e culturais do nosso tempo”. Nomeadamente, o facto de se privilegiar “o momento presente, a cultura do provisório, do efémero e do descartável, que leva à dificuldade em assumir compromissos duradoiros e definitivos”, levando a “uma mentalidade que desacredita o próprio casamento, religioso ou civil, como se fosse antiquado e, portanto, fora de moda” e que “já nem sequer entra no projeto de vida de bastantes jovens”. Por outro lado, reduzir “o amor e a própria vida familiar ao mundo de afetos, sentimentos, emoções espontâneas” acentua a “dificuldade de compreender a dimensão social do Matrimónio e da família”, o que se reflete no “receio de ser pai e mãe (…) e na quebra da natalidade e da renovação das gerações”.
Estas e outras questões, como “a banalização do divórcio e do aborto, uma chaga social (...) que está na origem de muitos dramas familiares”, ou “as novas tecnologias e a cultura digitais que entraram na vida familiar” são “um dos maiores desafios para os cristãos e para a Igreja do nosso tempo: (re)descobrir e testemunhar a beleza, a grandeza, a riqueza e a dignidade do Matrimónio e da família como dom de Deus e missão ao serviço da felicidade da pessoa, da sociedade, da Igreja e do mundo”.

Leia toda a notícia no site da Diocese Leiria-Fátima seguindo o link abaixo:
D. António Marto publica carta pastoral sobre a família para o biénio 2013-2015

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Medalha de Ouro Jogos Olímpicos - 23 Setembro 1988


Portugueses no estrangeiro

Empresa portuguesa na luta de Michelle contra obesidade


Os fundadores da Nutri Ventures, Rodrigo Carvalho e Rui Lima Miranda, estiveram ontem na Casa Branca com Michelle Obama, a primeira dama dos Estados Unidos, numa reunião sobre marketing alimentar.

A empresa portuguesa é a criadora de uma série de animação com o mesmo nome, que incentiva as crianças a terem hábitos saudáveis.

Estiveram presentes na reunião cerca de 20 empresas dos sectores do retalho, média e entretenimento, entre as quais Burger King, Coca-Cola, Disney, Kelloggs, Mars e Walmart. 

A Nutri Ventures foi a única empresa estrangeira presente.

IN:
Empresa portuguesa na luta de Michelle contra obesidade - Economia - DN

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

The Lost Choir - Mad World



"A cada 3 segundos uma criança morre."

Uma acção da ONG International Children's Fund, em Grey, Alemanha.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O território das freguesias mudou!

Consulta dos cadernos de recenseamento

Saiba o seu número de eleitor e a freguesia ou distrito consular a que pertence
Logótipo da DGAI


Como se sabe o nº do eleitor? 
A informação do nº de eleitor pode ser obtida através da Internet (www.recenseamento.mai.gov.pt),

 via SMS (escreva a seguinte mensagem: RE nº identificação civil sem check-digit data de nascimento AAAAMMDD, exemplo: RE 1444880 19531007 e envie para 3838) 
e na sua Junta Freguesia, também aberta no dia da eleição. 

O local específico da sua mesa de voto pode ser consultado na sua Junta de Freguesia nos 15 dias antes das eleições. 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Aborto

A palavra Aborto em linguagem gestual.
Três segundos muito elucidativos....

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Conhece bem a Bíblia?

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura criou um Teste para avaliarmos os nossos conhecimentos relativos à Bíblia.
Vale a pena experimentar, é uma maneira interessante de ficarmos a saber mais sobre o Livro Sagrado.

Clique nos links abaixo e descubra se conhece bem a Bíblia!

http://www.snpcultura.org/vol_questionario_biblia_1.html

http://www.snpcultura.org/vol_questionario_biblia_1.html



sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Programa de Fim de Semana



Entre 13 e 15 de setembro, Cascais recebe o “Lumina - Festival de Luz”, evento onde a luz e o mar se aliam para transformar o centro histórico e a Baía de Cascais numa experiência cultural inovadora. Ao longo de três noites, mais de duas dezenas de artistas nacionais e internacionais transformarão Cascais numa verdadeira galeria de arte a céu aberto, criando espetáculos de luz e cor, vídeo, mapping, efeitos 3D, grafitis de luz, projeções multimédia gigantes, esculturas luminosas e instalações que interagirão com o público numa experiência em Portugal.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

"Quem sabe em que data foi baptizado?"


"O Papa retomou esta quarta-feira as catequeses no Ano da Fé e comparou a imagem da Igreja à de uma mãe: "uma mãe não se limita a dar a vida, ajuda os seus filhos a crescer, alimenta-os, acompanha-os com atenção, mesmo quando já são crescidos". 

Num discurso com muitas perguntas directas aos peregrinos, o Papa lembrou que pertencer à Igreja não é acto formal, "não se pertence à Igreja como a uma sociedade ou a um partido", sublinhou, desafiando quem o escutava a recordar a data em que foi baptizado. 

“Quantos de vós recordam a data do vosso baptismo? Quantos não se lembram? Mas a data do baptismo é a data do nosso nascimento para a Igreja, na qual a mãe Igreja nos deu à luz", explicou, pedindo: "Quando hoje voltarem a casa vão ver qual é a data do vosso baptismo, para festejarem". 

"Somos reconhecidos à Igreja porque nos gerou? Que relação tenho eu hoje com a Igreja? Sinto-a como mãe? É uma relação formal ou vital?", foram outras perguntas deixadas pelo Papa, que considerou uma contradição os cristãos dizerem que acreditam em Deus e não na Igreja. 

"A Igreja somos todos nós, todos somos iguais aos olhos de Deus e todos somos chamados a colaborar no nascimento de novos cristãos".


11-09-2013 12:42 por Ângela Roque
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=121632

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Parlamento Afegão discute execução dos convertidos ao cristianismo

Um membro do Parlamento do Afeganistão sugeriu que as pessoas que se convertem do islão ao cristianismo sejam executadas, segundo a sharia (lei islâmica), para deter o rápido crescimento do cristianismo entre os cidadãos afegãos, no país e no exterior.
 
Segundo informações de fontes locais à agência Fides, o apelo do parlamentar muçulmano Nazir Ahmad Hanafi ocorreu após a publicação de um relatório que mostra o aumento dos cristãos no país. Hanafi disse à assembleia: "Os cidadãos afegãos continuam a converter-se ao cristianismo na Índia. Isso é uma ofensa à lei islâmica e, de acordo com o Corão, devem ser executados".
 
Anteriormente, outro membro do Parlamento afegão tinha informado que, na Índia, onde há milhares de refugiados afegãos, se formou uma comunidade cristã chamada "Igreja dos afegãos", à qual estão convidados todos os cidadãos de Cabul.
 
Segundo informações da agência Fides, no debate que houve na assembleia, outro membro do Parlamento, Abdul Latif Pedram, declarou que "as conversões ao cristianismo são resultado da presença dos Estados Unidos no Afeganistão".
 
Como conclusão, Abdul Rauf Ibrahimi, presidente do Parlamento, condenou todas as actividades de "proselitismo cristão" no país e ordenou ao Comité Nacional de Segurança que acompanhe este assunto seriamente.
 
Os líderes islâmicos do Afeganistão consideram o crescimento do cristianismo como uma ameaça para o país, e alertaram o governo sobre a influência dos cristãos.
 
Nos últimos meses, o Conselho Islâmico do Afeganistão notificou com preocupação o presidente Karzai sobre a crescente presença de trabalhadores estrangeiros cristãos no país. 


A notícia completa em:
http://www.aleteia.org/pt/religiao/noticias/afeganistao-parlamento-pede-execucao-dos-convertidos-ao-cristianismo-5663945171927040

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Cristo Ressuscitado

«Há muitos cristãos sem ressurreição, cristãos sem o Cristo ressuscitado: acompanham Jesus até à sepultura, choram, querem-lhe muito bem, mas terminam aí. Pensando nesta atitude dos cristãos sem Cristo ressuscitado, encontrei três, mas que são muitas: os cristãos com medo; os que têm vergonha; e os triunfalistas. Estes três não se encontraram com Cristo ressuscitado.»
 (Papa Francisco, Vaticano, 10.9.2013)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Um novo ano!

Está a começar o novo ano lectivo.
Altura das inscrições para a Catequese.
Altura de lembrar a importância da Catequese no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças!
E também de lembrar todos os catequistas que se preparam para iniciar mais um ano de trabalho e doação!
Bem hajam!


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Uma interpelação para o nosso Fim de Semana

Esta iniciativa terá lugar em Barcelos.
Podemos procurar perto de nós a melhor forma de ajudar o próximo!
Um bom programa de Fim de Semana!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

D. António Marto preside a vigília e pede a todos a oração pela paz na Síria e no mundo

Em resposta ao apelo do Papa, o Bispo diocesano preside a uma vigília no Santuário de Fátima e pede às comunidades que se associem a este gesto da Igreja universal, dia 7 de setembro.
O papa Francisco anunciou, no passado domingo, que iria presidir a uma vigília “pela paz na Síria, no Médio Oriente e no mundo inteiro”, na Praça de S. Pedro, em Roma, no próximo sábado, dia 7 de setembro, entre as 19h0 e as 23h00. O Santo Padre apelou ainda a toda a Igreja que se associasse a este seu gesto, no mesmo dia, numa “jornada de jejum e oração” por esta intenção.
Em resposta a este pedido, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, acaba de comunicar que a Diocese estará em comunhão com Papa, numa vigília de oração no Santuário de Fátima, na Capelinha das Aparições, das 21h30 às 24h00.
Segundo uma mensagem difundida pelo Gabinete Episcopal, a vigília “constará da normal recitação do terço com a procissão de velas, seguida da exposição e adoração do Santíssimo Sacramento, com oração silenciosa, textos de meditação, cânticos e bênção final”.
A notícia completa em:
D. António Marto preside a vigília e pede a todos a oração pela paz na Síria e no mundo

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pedido do Papa Francisco



"Decidi proclamar para toda a Igreja, no dia 7 de Setembro, Vigília do Nascimento de Maria, Rainha da Paz, um dia de jejum e oração pela Paz na Síria, no Médio Oriente e em todo o mundo, e convido também cada pessoa, incluindo os nossos irmãos Cristãos, Crentes de outras religiões, e todos os homens de bem, a participar nesta iniciativa, da maneira que puderem.

No dia 7 de Setembro, na Praça de São Pedro, das 19:00 às 24:00h, vamos reunir-nos em oração e em espírito de penitência, invocando a Paz, dom de Deus, para a amada nação Síria e para cada situação de conflito e violência pelo mundo. A Humanidade precisa de ver estes gestos de paz e de ouvir palavras de esperança e paz! Peço às Igrejas locais, que além de jejuarem, se reúnam para rezar por estas intenções"

Papa Francisco
1 de Setembro 2013


terça-feira, 3 de setembro de 2013

Óscares do Turismo

O nosso país foi eleito melhor destino de praia e de golfe da Europa

 Portugal voltou a ser premiado, no sábado, pelo segundo ano consecutivo com os galardões World Travel Awards (WTA) – uma espécie de 'Óscares' do turismo –, destinados ao melhor destino europeu de praia e de golfe, na gala realizada em Antalya, na Turquia.

No galardão de melhor destino europeu de praia, o Algarve foi o mais votado de entre Cannes (França), Corfu (Grécia), Costa Esmeralda (Sardenha, Itália), Marbella (Espanha) e Oludeniz (Turquia).

No World Travel Award para o melhor destino de golfe da Europa, Portugal concorria com Inglaterra, França, Alemanha, Irlanda, Escócia e Espanha.

LISBOA É A MELHOR CIDADE PARA ESTADIAS DE CURTA DURAÇÃO

A cidade de Lisboa foi também a mais votada como destino europeu em estada de curta duração (‘city break destination’).

Lisboa tinha sido galardoada em 2009 e 2010. Em 2011 a escolhida foi Istambul (Turquia) e no ano passado Londres.
Segundo um comunicado do Turismo de Portugal, os WTA são "reconhecidos à escala global como dos mais honrosos prémios do setor".

Com esta distinção, a cidade de Lisboa "vê reconhecida a atratividade e qualidade" da sua oferta no que respeita as
 estadas de curta duração para visitar diversos pontos de interesse turístico. 


in:
http://www.sabado.pt//Ultima-hora/Sociedade/Portugal-ganha--oscares--do-turismo-europeu.aspx?id=631822&fb_action_ids=10151668411499023&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%7B%2210151668411499023%22%3A623290631049968%7D&action_type_map=%7B%2210151668411499023%22%3A%22og.likes%22%7D&action_ref_map=%5B%5D

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Liga dos Bombeiros alerta para existência de falsos peditórios - TSF

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses aconselha as pessoas a nunca darem dinheiro para a comida dos bombeiros, uma vez que essa é uma responsabilidade das autarquias.
 Liga dos Bombeiros Portugueses alertou para o facto de muitas pessoas se estarem a aproveitar dos incêndios ao fazerem falsos peditórios a favor dos bombeiros.
Em declarações à TSF, o presidente da LPB disse ainda discordar dos peditórios que têm como objetivo ajudar a que se compre comida para os bombeiros, ações que classifica de «mau gosto».
«Em situações deste tipo, os bombeiros podem solicitar e pressionar a câmara municipal e o seu presidente, que é o principal responsável pela proteção civil para acionar o plano de emergência local», adiantou Jaime Marta Soares.
Este dirigente da LPB lembrou que este tipo de planos «contempla todas aquelas que seja as despesas extra em relação a todo o tipo de atividade, seja combate aos fogos florestais ou outra prestação de socorro».
Jaime Marta Soares sublinhou ainda que «há muita gente a aproveitar-se da desgraça alheia, utilizando o nome dos bombeiros», fazendo «monstruosas vigarices a que ninguém põe cobro».
Leia e oiça a notícia completa em:
Liga dos Bombeiros alerta para existência de falsos peditórios - TSF