27ª Universíadas de Verão - Kazan 2013 (Russia)
(Competição Desportiva de Atletas Universitários, é o 2º maior evento multidesportivo de mundo.)
12 de julho de 2013 | Final emocionante para o Atletismo, com Marcos Chuva confiante e a conquistar a 2ª medalha para Portugal.
Na final do Salto em Comprimento, a primeira tentativa ficou abaixo da sua marca de qualificação, mas o atleta superava-se ao fazer 8,07 ao segundo salto. Contudo, seria o último salto a decidir se o Bronze caía para Marcos Chuva ou para o russo Sergey Polyanskiy. 8,15 é a marca mágica para o atleta português que consegui assim a sua melhor marca da época, 2ª melhor de sempre, a medalha de Bronze nas Universíadas e ainda os mínimos para o Mundial de Atletismo de Moscovo. De destacar que este concurso teve melhores marcas que nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, vencendo o mexicano Luís Riviera com 8,46, renovando também o recorde em Universíadas.
Esta é foi 2ª medalha para a Delegação Portuguesa, que aos poucos já se começa a despedir de Kazan. Até agora, André Alves foi medalha de Bronze nos -73 kg do Judo e com o Diploma de Honra temos Carla Salomé Rocha, 6ª classificada nos 5.000m e 10.000m, e Marcos Caldeira, 8º no Triplo Salto.
14 Julho - CANOAGEM: Fernando Pimenta vence a primeira Medalha de Ouro para Portugal! Uma excelente prestação do português na final de K1 1000m, com o tempo 3:48.135!
Portugal ocupa agora o 35º lugar no ranking de medalhas de Kazan.
Portugal ocupa agora o 35º lugar no ranking de medalhas de Kazan.