sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Leopoldina Ferreira Paulo



“Na Universidade do Porto vai doutorar-se em Ciências uma senhora, facto inédito da vida académica da nossa terra” (in Jornal de Notícias, 21 de Novembro de 1944).

Apesar de presença das mulheres no ensino da U.Porto remontar à criação da Universidade e até às suas antecessoras - Rita Morais Sarmento “abriu as hostilidades” ao formar-se, em 1894, na Academia Politécnica – esta realidade só começou a ganhar dimensão a partir de finais da primeira metade do século XX. Reflexo disso é o facto de ser preciso avançar algumas décadas para localizar o primeiro doutoramento de uma mulher na U.Porto, no caso, Leopoldina Ferreira Paulo.

Estávamos então em Novembro de 1944 quando a primeira doutora da Universidade do Porto apresentou as suas provas de doutoramento em Ciências Biológicas, na Faculdade de Ciências. A tese incidia sobre “Alguns caracteres morfológicos da mão nos portugueses”.

Por ser o primeiro, o doutoramento de Leopoldina Ferreira Paulo teve grande projecção na imprensa. Par além do Jornal de Notícias (em cima), também O Comércio do Porto não deixou a efeméride passar em claro, noticiando na sua edição de dia 23 de Novembro: “Pela primeira vez na história da Universidade do Porto uma senhora está a prestar provas de doutoramento na Faculdade de Ciências”.