Comprometer-se com a vida é o grande desafio a todos sugerido.
Na sua magna Carta Encíclica, O Evangelho da Vida, João Paulo II indica as atitudes, as acções concretas, as formas, os meios, as estruturas e os agentes que devem ser accionados em defesa dos direitos fundamentais da vida. Entre esses inúmeros “instrumentos”, situa-se a oração.
«É urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro. Com iniciativas extraordinárias e na oração habitual, de cada comunidade cristã, de cada grupo ou associação, de cada família e
ORAÇÃO DIÁRIA
4º Dia – Quarta, 16 de MaioA vida, o maior dos bens – um compromisso de anúncio e responsabilidade
Para reflectir
«Como igreja doméstica, a família é chamada a anunciar, celebrar e servir o Evangelho da vida […]. Na geração de uma nova vida, eles tomam consciência de que o filho se é fruto da recíproca doação de amor dos pais, é, por sua vez, um dom para ambos: um dom que promana do dom» (EV 92).
«Peculiar é a responsabilidade confiada aos profissionais da saúde – médicos, farmacêuticos, enfermeiros, capelães, religiosos e religiosas, administradores e voluntários: a sua profissão pede-lhes que sejam guardiães e servidores da vida humana» (EV 89).
«Terão de ser removidas as causas que favorecem os atentados contra a vida, sobretudo garantindo o devido apoio à família e à maternidade: a política familiar deve constituir o ponto fulcral e o motor de todas as políticas sociais» (EV 90).
(Breve silêncio – interiorização)Para a oração – Participar na Eucaristia, se possível em família ou em grupo, neste dia, e agradecer a Deus o dom da minha vida e dos que me são mais próximos.
Ponto de esforço - Ao longo do dia, envidar esforços para, na conversa com os amigos e colegas de trabalho, privilegiar o tema da vida como dom.
Oração conclusiva
Senhor da Vida, que o teu Espírito nos transforme e fortaleça interiormente, a fim de que possamos ser,
sem respeitos humanos, profetas e guardiães da vida, que é dom da tua infinita bondade.