domingo, 22 de maio de 2011

Beata Maria Clara do Menino Jesus

Cerca de dez mil fiéis, vindos de todo o Mundo, assistiram ontem no Estádio do Restelo, Lisboa, à beatificação de Madre Maria Clara. Eram 11h30 quando o Cardeal-patriarca, D. José Policarpo, agradeceu ao Papa Bento XVI por ter "proclamado Beata a Venerável Serva de Deus Maria Clara do Menino Jesus". O público aplaudiu e agitou lenços azuis, num momento de profunda emoção.
Pouco antes, o representante do Papa, cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, lera a carta apostólica a conceder o título de beata e a anunciar que a festa litúrgica será celebrada "todos os anos, a 1 de Dezembro", dia da morte de Maria Clara, em 1899.
De origens nobres, Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque nasceu na Amadora, a 15 de Junho de 1843. Aos 13 anos perdeu a mãe e um ano depois morreu-lhe o pai. A 27 de Março de 1876, a Santa Sé aprova a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, à qual a religiosa dedica a sua vida até morrer, em 1899, levando a sua missão evangelizadora e de assistência social a todo o Mundo.