sexta-feira, 27 de setembro de 2024

O Verão dentro de nós!



"No meio do ódio,
descobri que havia algo em mim
um amor imparável.

No meio das lágrimas,
eu descobri que havia algo em mim
um sorriso imparável.

No meio do caos,
eu descobri que havia algo em mim
uma calmaria invencível.

Apesar de tudo percebi que,

No meio do inverno,
havia em mim um verão invencível.
e isso faz-me feliz. "

Albert Camus

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Jubileu dos Jovens – Roma 2025


A Peregrinação a Roma dos jovens da Diocese de Lisboa vai ter lugar de 25 de julho a 5 de agosto de 2025. A viagem será feita de autocarro e a idade mínima de participação é de 15 anos a 31 de dezembro de 2025. As inscrições são limitadas a 2500 lugares e vão decorrer de 21 de outubro a 30 de novembro.

INFORMAÇÕES: juventude@patriarcado-lisboa.pt


 

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Nota de pesar e solidariedade, do Patriarca de Lisboa, nos incêndios de setembro de 2024



Neste momento de grande sofrimento, D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, torna público o seu pesar pelas vítimas dos incêndios que assolam Portugal. Expressa a sua profunda solidariedade a todas as famílias afetadas pela morte, pela destruição ou pelo medo.

A perda de vidas, de lares e de recursos naturais fere de forma terrível todas as pessoas e convida a que este momento seja vivido em união de oração e de ação. De forma muito particular, eleva a Deus uma súplica pelas vítimas mortais.

O Patriarca de Lisboa quer também prestar homenagem a todos os homens e mulheres que combatem as chamas, bombeiros, proteção civil, forças armadas, forças de segurança e civis. Invoca o Divino Espírito Santo, pedindo que a todos fortaleça, encoraje e guie nestes momentos de maior tensão e desgaste físico e emocional.

Finalmente, apela à população que assuma todos os gestos e atitudes da maior responsabilidade na prevenção dos fogos. Convida, ainda, a que sejam seguidas todas as indicações dadas pelas autoridades competentes.


D. Rui Valério


Lisboa, 17 de setembro de 2024

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Curiosidades



As audições às cegas começaram em 1952, mas só nos anos 70 é que se tornaram uma prática comum. Acontecem por detrás de um pano ou uma tela, por forma a garantir que só se ouve a música, sem que se conheça o género ou a etnia de quem toca. Releia o artigo completo «Uma cortina para derrubar um muro» no site da Fundação:
https://ffms.pt/.../atu.../uma-cortina-para-derrubar-um-muro