terça-feira, 28 de maio de 2024

São Vicente e os Heróis da Fé

 


A exposição ‘São Vicente e os heróis da fé’ pode ser visitada todos os dias, das 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h00). Recorde-se que no passado mês de outubro, o Museu do Mosteiro de São Vicente de Fora inaugurou um novo circuito museológico, com entrada pelo Largo de São Vicente, para permitir receber o grande fluxo de visitantes quando se comemoram os 850 anos da chegada a Lisboa das relíquias do diácono e mártir São Vicente, padroeiro principal da diocese.


segunda-feira, 27 de maio de 2024

A Igreja e a Opinião Democrática

 𝐀 𝐈𝐠𝐫𝐞𝐣𝐚 𝐞 𝐚 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐨𝐩𝐢𝐧𝐢𝐚̃𝐨 𝐝𝐞𝐦𝐨𝐜𝐫𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐚
𝐎 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐪𝐮𝐚𝐭𝐫𝐨 𝐛𝐢𝐬𝐩𝐨𝐬 𝐨𝐫𝐢𝐮𝐧𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨

8 de junho de 2024
Casa Diocesana de Vilar

Inscrições: bit.ly/fundacaospes



quarta-feira, 22 de maio de 2024

Dia do Autor Português

Desde 1982 que se comemora, no dia 22 de Maio, o Dia do Autor Português, uma homenagem e reconhecimento àqueles que, nas diferentes áreas artísticas, ao longo da história de Portugal nos têm enriquecido culturalmente com as suas criações.



https://www.facebook.com/photo/?fbid=863528905804568&set=a.483957760428353
 

quinta-feira, 9 de maio de 2024


 

Quinta Feira da Ascensão - Dia da Espiga




Hoje assinala-se o Dia da Espiga, também conhecido como Quinta-Feira da Ascensão. Neste dia celebra-se a consagração da Primavera e de acordo com a tradição católica, a subida de Jesus Cristo aos céus 40 dias após a ressurreição (Páscoa).

Segundo a tradição, o Dia da Espiga era considerado “o dia mais santo do ano”, em que não se devia trabalhar e que as pessoas partiam num passeio matinal pelos campos para colherem espigas e depois fazerem um ramo que incluía também flores silvestres como papoilas ou malmequeres, raminhos de oliveira, de alecrim e de videira.

Por ter uma ligação com a Natureza, pensa-se que este costume está relacionado com antigas tradições pagãs associadas às festas da deusa Flora que aconteciam por esta altura. Com a chegada do Cristianismo, e tendo em conta as datas de celebração da Páscoa, em Portugal este dia foi associado à Festa da Ascenção, celebrada 40 dias depois da Páscoa e que em tempos foi comemorada com feriado nacional.

in:

terça-feira, 7 de maio de 2024

Dia do Silêncio


O Dia do Silêncio é celebrado anualmente a 7 de maio.

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca e com que gera queda da qualidade de vida das pessoas.

O Dia do Silêncio convida a toda a população a guardar uns minutos durante o dia para desfrutar do total silêncio!
 

segunda-feira, 6 de maio de 2024


DATA: 18 de maio (sábado)

HORÁRIO: das 12h às 19h30

LOCAL: Parque Urbano de Miraflores (Paróquia de Algés / Vigararia de Oeiras)

TEMA: ‘Família - Raízes da Esperança’ - A caminho do Jubileu 2025, onde seremos ‘Peregrinos da Esperança’, queremos aprofundar na Família as raízes de onde brota essa Esperança

BÊNÇÃO DOS CASAIS JUBILARES: como já é habitual, teremos a Bênção Patriarcal para os casais jubilares (que fazem 10, 25, 50, 60 ou mais anos de casados em 2024). Inscrições e mais informações aqui: https://forms.gle/LqMu7zyLrd3B4z6J7

BÊNÇÃO DOS BEBÉS E DAS GRÁVIDAS: durante a Missa, o Patriarca vai abençoar todos os bebés (os que já nasceram e os que ainda estão dentro da barriga das suas mães), pois eles são um grande sinal de Esperança para o mundo! Não há inscrições, é só irem à Festa.

FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO JMJ: por pedido do Patriarca de Lisboa, todas as paróquias da diocese estão a convidar as ‘Famílias de Acolhimento da JMJ’ para participarem na Festa da Família.

PROGRAMA PROVISÓRIO
12h00: Acolhimento
12h30: Oração de Abertura
13h00: Almoço pic-nic no parque (pode trazer almoço de casa e haverá esplanadas e rulotes a vender comida)
13h00-17h00: Vários espaços: oração/adoração, confissões, brincadeiras para crianças e Feira Familiar
14h00: Workshops
14h45: Diálogo sobre Família e Esperança
15h30: Workshops
16h30: Entrega dos Diplomas aos casais jubilares
18h00: Missa com bênção dos casais jubilares, grávidas e crianças, presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério