quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Encontro de Oração Ecuménica


Tópico: Uma hora de oração ecuménica
Horário: 25 jan. 2024 17:30 Lisboa

Para entrar na Zoom Reunião:
https://us02web.zoom.us/j/87656234957?pwd=MkhXa1RsdkszcThOaHh2WTJzTkJvdz09

ID da reunião: 876 5623 4957
Senha: 965960

 

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

 



A equipa de Desenvolvimento Comunitário da Fundação Aga-Khan e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vem por este meio convidá-lo/a para o ECOS - um evento sobre Desenvolvimento Comunitário, dia 13 de Janeiro no Centro Ismaili.
O que é?Um encontro que visa proporcionar momentos de partilha de experiências e reflexão, através do olhar de quem foi impactado por este trabalho, por quem conhece a realidade e trabalha sobre ela.
Para quem?Dirige-se a todos/as que tenham interesse na área do Desenvolvimento Comunitário, queiram inspirar-se e debater o seu futuro.
O que esperar?Um encontro em que pode encontrar produtos, experiências e muitas pessoas apaixonadas pelo tema. Contará também com mesas redondas com testemunhos e reflexões sobre o passado e o futuro do Desenvolvimento Comunitário.

Inscreva-se aqui e fique a par dos detalhes do evento: os convidados, os produtos, as experiências.
Até lá, reserve no seu calendário: Dia: 13 de Janeiro de 2024 Horário: 14h
Local: Centro Ismaili







terça-feira, 9 de janeiro de 2024




O PROGRAMA

O Relança-te é um programa de capacitação para microempreendedores de impacto, desenhado para promover o sucesso em projetos com objetivos de impacto triple bottom line (social, ambiental e financeiro). Ao longo do programa, os participantes desenvolvem competências de gestão, de literacia financeira e de capacitação digital, num modelo pedagógico de aplicação prática constante e numa cultura colaborativa, com desafios, apoio e inspiração.


CANDIDATURAS ABERTAS

PARA QUEM?

Qualquer pessoa que seja ou queira ser microempreendedor de impacto com projetos que se destinem ao mercado português
Residentes em Portugal, e fluentes em português
Com escolaridade mínima (9.º ano completo)
Com conhecimento informático do ponto de vista do utilizador
Com disponibilidade de 14 horas semanais para participar no programa de aceleração e desenvolvimento

Mais informações em

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Anos Bissextos





Como sabe, os anos têm normalmente 365, só que não é bem assim. Na verdade os anos têm aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos, o tempo que a terra demora a dar a volta ao sol.

Ou seja, todos os anos sobram cerca de seis horas! Para “recuperar” essas horas decidiu-se que, de quatro em quatro anos, o mês de fevereiro, que habitualmente tem apenas 28 dias, passasse a ter 29. Assim foi criado um ano com mais um dia: o ano bissexto, que compensa as horas perdidas nos anos anteriores.

Mas o ano nem sempre teve 365. Os romanos, que também criaram um calendário de doze meses, 600 a.C. (antes de Cristo), tinham um ano com 355 dias. Porquê? Porque era medido através das fases da lua!

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

JANEIRO



Janeiro é o primeiro mês do ano nos calendário juliano e gregoriano. É composto por 31 dias. O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus do começo na mitologia romana, que tinha duas faces, uma olhando para trás, o passado e outra olhando para a frente, o futuro. Júlio César estabeleceu que o ano deveria começar na primeira lua nova após o solstício de inverno, que no hemisfério norte era a 21 de dezembro, a partir do ano 709 romano (45 a.C.). Nessa ocasião o início do ano ocorreu oito dias após o solstício. Posteriormente o início do ano foi alterado para onze dias após o solstício.

A Igreja dedica o mês de Janeiro ao Santíssimo nome de Jesus e à paz mundial.

É em média o mês mais quente na maior parte do hemisfério sul, onde é o segundo mês de verão, e o mês mais frio em grande parte do hemisfério norte, onde é o segundo mês de inverno. A primeira metade do ano começa em janeiro. No hemisfério sul, janeiro é o equivalente sazonal de julho no hemisfério norte e vice-versa.

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA A CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA PAZ



1º DE JANEIRO DE 2024


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PAZ


No início do novo ano, tempo de graça concedido pelo Senhor a cada um de nós, quero dirigir-me ao Povo de Deus, às nações, aos Chefes de Estado e de Governo, aos Representantes das diversas religiões e da sociedade civil, a todos os homens e mulheres do nosso tempo para lhes expressar os meus votos de paz.

(...)

7. Desafios para a educação

O desenvolvimento duma tecnologia que respeite e sirva a dignidade humana tem implicações claras para as instituições educativas e para o mundo da cultura. Ao multiplicar as possibilidades de comunicação, as tecnologias digitais permitiram encontrar-se de novas formas. Todavia continua a ser necessária uma reflexão contínua sobre o tipo de relações para onde nos estão encaminhando. Os jovens estão a crescer em ambientes culturais impregnados de tecnologia, o que não pode deixar de pôr em causa os métodos de ensino e formação.

A educação para o uso de formas de inteligência artificial deveria visar sobretudo a promoção do pensamento crítico. É necessário que os utentes das várias idades, mas principalmente os jovens, desenvolvam uma capacidade de discernimento no uso de dados e conteúdos recolhidos na web ou produzidos por sistemas de inteligência artificial. As escolas, as universidades e as sociedades científicas são chamadas a ajudar os estudantes e profissionais a assumir os aspetos sociais e éticos do progresso e da utilização da tecnologia.

(...)

No início do novo ano, a minha oração é que o rápido desenvolvimento de formas de inteligência artificial não aumente as já demasiadas desigualdades e injustiças presentes no mundo, mas contribua para pôr fim às guerras e conflitos e para aliviar muitas formas de sofrimento que afligem a família humana. Possam os fiéis cristãos, os crentes das várias religiões e os homens e mulheres de boa vontade colaborar harmoniosamente para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios colocados pela revolução digital, e entregar às gerações futuras um mundo mais solidário, justo e pacífico.

Vaticano, 8 de dezembro de 2023.

Francisco

Leia a mensagem completa em: 

 https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/peace/documents/20231208-messaggio-57giornatamondiale-pace2024.html