quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Dia Nacional do Mar

 


A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997.

Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.

Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos.

in https://www.hidrografico.pt/noticia/435

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Late Night JMJ - Sábados à noite na Sede da JMJ

 


consulta em 

São Martinho

Martinho nasceu na Panónia, atual Hungria, em 316. Fez carreira militar até ao momento em que se converteu ao Cristianismo. Fundou um mosteiro em Ligugé, em França, onde viveu como monge. Foi ordenado sacerdote e, mais tarde, eleito bispo de Tours. Fundou outros mosteiros e dedicou-se à formação do clero e à evangelização dos pobres. Ficou célebre o episódio em que Martinho, passando por um mendigo semi nu, divide a sua capa e lhe oferece uma parte. Faleceu em 397.



segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Jornadas Diocesanas da Juventude

 


Estão abertas as inscrições para a JDJ 2022 em Oeiras! Tens até dia 11 de Novembro para te inscreveres nos pacotes com dormida. Contamos contigo e com todos os teus amigos. Vê no cartaz as modalidades de inscrição e preenche o formulário para te juntares ao grande encontro da diocese de Lisboa.

inscrição: https://forms.gle/cwMtGdgMKnwMji8n9

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Mensagem do Cardeal-Patriarca de Lisboa a propósito do estado de saúde de D. Daniel Henriques



Caríssimos diocesanos

Venho comunicar a todos, aquilo de que muitos já têm conhecimento: D. Daniel Batalha Henriques, Bispo Auxiliar de Lisboa, vive numa unidade de cuidados paliativos o que poderá ser o último tempo da sua vida neste mundo.

Acabo de estar com ele e asseguro-vos de que está sereno e em paz. Lembra-vos a todos e por todos se oferece também, clérigos e leigos, de paróquias, movimentos e grupos.

Vivamos com ele estes momentos, juntando a nossa oração à sua. Foi e continua a ser um pastor dedicado, zeloso e bom. Se for a hora da partida, leva-nos no seu coração, para junto de Deus.


Com ele e convosco,

+ Manuel, Cardeal-Patriarca




Lisboa, 2 de novembro de 2022