segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022
terça-feira, 22 de fevereiro de 2022
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
Mensagem - Dia Mundial do Doente 2022
Mensagem do diretor da Pastoral da Saúde do Patriarcado de Lisboa, por ocasião do Dia Mundial do Doente 2022.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022
A Sinodalidade em acção, um pouco por todo o lado
Os jovens da Vigararia 5 de Lisboa vão reunir em Assembleia Vicarial para participar na escuta que o Papa Francisco está a promover em todo o mundo.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2022
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022
terça-feira, 8 de fevereiro de 2022
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022
Parabéns! Portugal é bicampeão europeu de futsal!
A selecção portuguesa de futsal revalidou hoje o título europeu de futsal, ao vencer a Rússia por 4-2 na final do Campeonato da Europa de 2022, em Amesterdão, juntando-o ao título mundial conquistado em 2021.
A equipa das “quinas” arrebatou o título europeu pela segunda vez consecutiva, depois do triunfo na Eslovénia, em 2018, na sua terceira final, à qual chegou com o estatuto de campeão do mundo, que conquistou em 2021, na Lituânia.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022
DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CANCRO
"Para assinalar esta data, vários bancos juntam-se em campanha solidária de angariação de fundos para o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa).
A campanha arranca já com 355 mil euros doados por sete bancos: Banco BPI, Banco Carregosa, Banco Invest, Banco de Investimento Global, Bankinter, Caixa Geral de Depósitos e Crédito Agrícola.
O montante total angariado no final da campanha, que decorre até dia 3 de março, será utilizado na aquisição de um sequenciador de nova geração de elevada capacidade (fundamental para o diagnóstico genético e decisão terapêutica de vários tipos de cancro) e de um novo sistema de ecoendoscopia digestiva, que permitirá aumentar a capacidade de resposta no diagnóstico e tratamento de alguns tipos de tumores digestivos."
Via: SNS
Para mais informação, consulte: www.ipolisboa.min-saude.pt
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022
Nossa Senhora das Candeias
A origem da devoção à Senhora das Candeias, da Luz, ou da Candelária, ou da Purificação (todos estes nomes designam a mesma Nossa Senhora), tem o seu começo na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento, celebrada no dia 2 de Fevereiro.
Nossa Senhora das Candeias era tradicionalmente invocada pelos cegos (como afirma o Padre António Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus: «Perguntai aos cegos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora das Candeias [...]»), e tornou-se particularmente invocada em Portugal a partir do início do século XV.
Nossa Senhora das Candeias era tradicionalmente invocada pelos cegos (como afirma o Padre António Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus: «Perguntai aos cegos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora das Candeias [...]»), e tornou-se particularmente invocada em Portugal a partir do início do século XV.
Segundo a tradição, deve-se a um português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, que descobriu uma imagem da Mãe de Deus por entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, na cidade de Lisboa. Aí se fundou de imediato um convento e igreja a ela dedicada, que conheceu grande crescimento devido à acção protectora des D. Maria, filha de D. Manuel I e sua terceira esposa, D. Leonor de Áustria.
A partir daí, a devoção à Senhora das Candeias cresceu, e com a expansão do Império Português, também se dilatou pelas regiões colonizadas, com especial destaque para o Brasil.
A partir daí, a devoção à Senhora das Candeias cresceu, e com a expansão do Império Português, também se dilatou pelas regiões colonizadas, com especial destaque para o Brasil.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2022
D. José Ornelas é o novo bispo de Leiria-Fátima
O Papa Francisco nomeou, dia 28 de Janeiro, D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), como bispo de Leiria-Fátima, sucedendo no cargo ao cardeal D. António Marto, que apresentou a sua renúncia. O novo responsável, de 68 anos, estava à frente da Diocese de Setúbal desde 2015, ano em que foi ordenado bispo, depois de ter sido responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). A tomada de posse, na Catedral de Leiria, está marcada para 13 de março.
“Quero saudar D. António Marto, com quem fui aprendendo a fazer caminho de amizade e de serviço na Igreja, que muito estimo. Aprendemos a ser amigos, à sombra do Evangelho, e isso é sempre uma boa razão de viver na Igreja”, referiu D. José Ornelas, em declarações à Agência Ecclesia. “Tenho o gosto e o desafio de suceder-lhe nesta missão”, acrescentou.
O sexto bispo da Diocese de Leiria-Fátima desde a sua restauração, em 1918, deixou ainda uma palavra a D. Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito, que liderou esta Igreja local entre 1993 e 2006. “É esta tradição que eu quero aprender a conhecer melhor, com as gentes de Leiria, com o seu clero, com os religiosos e religiosas, os seminaristas, todos aqueles que fazem esta diocese”, indicou.
"Quero convidar todos para esta Igreja sinodal que estamos a tentar construir, de que D. António foi um grande promotor. Espero que ele continue a inspirar-nos também e a ajudar-nos a viver esta Igreja em que todos participam ativamente e em que todos anunciam, como missionários, o Reino de Deus e um mundo melhor para todos, à luz do Céu que se revela em Maria, em Fátima, e que nos convida a aderir a Cristo e ao seu Evangelho"
In
Subscrever:
Mensagens (Atom)