terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Defender a Vida

Resultado de imagem para stop eutanásia

A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) classificou a discussão sobre a legalização da eutanásia como sinal de “uma perda de sentido da vida humana”, unindo-se à posição recente do Bastonário da Ordem dos Médicos.

“A sociedade civil não pode nem deve contribuir para que, em nome de uma ilusória autonomia e de uma distorcida noção de liberdade (que abre caminho ao individualismo egoísta e à indiferença para com os outros) seja tornado lícito o que é ilícito, instaurando uma autêntica cultura da morte”, realçou a AMCP num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.DR
Lisboa, 03 nov 2016 (Ecclesia)

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/eutanasia-medicos-catolicos-rejeitam-pratica-atentatoria-da-vida-humana/

A Assembleia da República vai debater esta quarta-feira uma petição do movimento cívico ‘Direito a Morrer com Dignidade’, que defende a “despenalização da morte assistida” em Portugal.

O debate na reunião plenária do Parlamento vai ser acompanhada, no exterior da Assembleia, por uma manifestação do movimento cívico ‘Stop Eutanásia’, a partir das 12h30

Em nota enviada à Agência ECCLESIA, os responsáveis pela iniciativa sustentam que “é preciso saber aliviar a dor, mas não matar”, propondo uma maior atenção aos cuidados paliativos.

Lisboa, 31 jan 2017 (Ecclesia)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Dia Internacional da Não-Violência e da Paz nas Escolas


O Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas comemora-se anualmente a 30 de Janeiro.

A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de Janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

Nos países do hemisfério sul com calendários escolares diferentes, a data comemora-se por volta de 30 de Março.

O objectivo do Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas escolas passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.

Resultado de imagem para dia internacional da não violência

Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade são preocupações deste dia.

Resultado de imagem para dia mundial 30 janeiro

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

São Francisco de Sales - Bispo e Doutor da Igreja

"É um erro, se não mesmo uma heresia, querer banir a vida devota do regimento dos soldados, da oficina dos operários, da corte dos príncipes, do lar das pessoas casadas. É certo, Filoteu, que a devoção puramente contemplativa, monástica e religiosa não pode exercer-se em tais ocupações; mas para além destas três espécies de devoção, existem muitas outras próprias para o aperfeiçoamento daqueles que vivem nos estados seculares. 
Onde quer que estejamos, podemos e devemos aspirar à vida perfeita. "

Da «Introdução à Vida Devota», 
de São Francisco de Sales, bispo 

Resultado de imagem para são francisco de sales padroeiro dos jornalistas

Nasceu na Sabóia no ano 1567. Ordenado sacerdote, trabalhou muito pela restauração da fé católica na sua pátria. Eleito bispo de Genebra, mostrou-se verdadeiro pastor do clero e dos fiéis, instruindo-os com os seus escritos e obras, feito modelo para todos. Morreu em Lião a 28 de Dezembro de 1622, mas foi sepultado definitivamente em Annecy a 24 de Janeiro do ano seguinte.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Concerto de Ano Novo





A Capella Patriarchal, dirigida pelo organista João Vaz, vai interpretar obras inéditas de Frei Fernando de Almeida (c.1600-1660) durante o Concerto de Ano Novo na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, no dia 22 de janeiro, Domingo, às 19h00.

Organizado, desde 2006, pela editora Althum.com em conjunto com o Patriarcado de Lisboa, o concerto vai contar com a presença do Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente.

A entrada é livre, mas de reserva obrigatória pelo email luisgomes@althum.com ou através do número de telefone 919745338.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Centro de Acolhimento de Sintra

Parentalidade Positiva 
- última segunda feira de cada mês
No decorrer do Ano de 2017, a ACISJF irá dar continuidade às Conversas com Pais, no Centro de Acolhimento de Sintra, mas na última segunda feira de cada mês e não na primeira como até aqui.
Em sessões mensais, (na última, segunda-feira de cada mês) com intervenção, ou não, de especialistas nas mais diversas áreas de interesse relativamente à Parentalidade Positiva, é propiciada a participação activa por  parte dos pais, havendo lugar a discussão de um tema  por sessão, à escolha dos interessados, com excepção dos meses de Março, Abril, Maio, Junho, Outubro e Novembro(*). Estas sessões são lugares de reflexão que surgem, muitas vezes, da experiência dos pais.
(*)As sessões dos Meses : Março, Abril, Maio, Junho, Outubro e Novembro serão com a presença de diversos especialistas entre os quais, Psicólogos, Médicos, Juízes  e Jornalistas.

Relembramos que as sessões decorrem, de forma gratuita (mas de inscrição obrigatória), no horário entre as 17.30h e as 19.00h, na última segunda-feira de cada mês, no Centro de Acolhimento da ACISJF, em Sintra.
Pode consultar as datas no lado direito do nosso blogue, na rúbrica "O que há de especial em Sintra"

Inscrições: presencialmente, no Centro de Acolhimento  (Rua Dr. Câmara Pestana, Edificio Sintra, Lj 11) ou por e-mail: acisjf.sintra@gmail.com. Mais informações através do Telf: 219 242 069.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Dia de Reis


Hoje,
Dia de Reis,
o Self-service oferece uma fatia de Bolo Rei
aos seus Clientes.

Resultado de imagem para fatia de bolo rei dia de reis

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Comece o Ano com Fé

Senhor, ensina-me a não falar
como o bronze que soa
ou como o címbalo que retine,
mas sim com amor.

Torna-me capaz de compreender
e dá-me a fé que move as montanhas,
mas com o amor.

Ensina-me aquele amor que é sempre paciente e sempre gentil,
nunca invejoso, presunçoso, egoísta ou irritadiço;
o amor que experimenta a alegria na verdade,
sempre pronto a perdoar,
a crer, esperar e suportar.

E, quando todas as coisas finitas se dissolverem e tudo ficar claro,
que eu possa ter sido a fraca, mas constante;
um reflexo do teu amor perfeito.

Glória!

Santa Madre Teresa de Calcutá

Resultado de imagem para santa madre teresa.