quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Portugal no Campeonato Europeu de Futebol Feminino




As romenas ainda empataram, mas o golo marcado no prolongamento por Andreia Norton, chegou para a selecção lusa fazer uma festa inédita. 

A última vaga para o Euro 2017, que vai ser jogado na Holanda, foi ocupada pelas portuguesas.

Portugal qualificou-se pelos golos fora, tornando-se a 16.ª e última selecção a marcar presença na edição 2017 do Europeu feminino, que se realiza na Holanda,
 entre 16 de Julho e 06 de Agosto.

O seleccionador nacional, Francisco Neto, revelou à TSF que as jogadoras fizeram "uma festa tremenda neste momento indescritível que esperemos seja partilhado por todos os portugueses".

fonte:http://www.tsf.pt/desporto/interior/pela-primeira-vez-portugal-estao-no-europeu-de-futebol-feminino-5462560.html

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Da Homilía de D. Joaquim Mendes na Missa das Universidades 2016

"Este é o nosso compromisso, o nosso empenho, o nosso projecto como seus aliados, seus amigos, seus discípulos.
Na jornada mundial da juventude em Cracóvia, o Papa Francisco afirmou: “não viemos ao mundo para «vegetar», para transcorrer comodamente os dias, para fazer da vida um sofá que nos adormeça, pelo contrário, viemos com outra finalidade, para deixar uma marca (…) O tempo que estamos a viver não precisa de jovens-sofá, mas de jovens com sapatos, ainda melhor com sapatilhas calçadas. Este tempo aceita apenas jogadores titulares em campo, não há lugar para suplentes. O mundo de hoje pede-vos para serdes protagonistas da história, porque a vida é bela desde que a queiramos viver, desse que queiramos deixar uma marca” (Vigília de oração).

Vamos dar o nosso melhor, fazendo render os dons e as oportunidades que o Senhor nos concedeu, trabalhando afincadamente, ajudando-nos uns aos outros, para deixar esta «marca» com o nosso testemunho cristão."

† D. Joaquim Mendes
Bispo Auxiliar de Lisboa
20.10.2016

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Cardeal Robert Sarah




A Fundação a Junção do Bem e a Universidade Católica comunicaram-nos que estará cá em Portugal, na próxima semana, o Cardeal Robert Sarah, que exerceu funções no Conselho Pontifício Cor Unum e foi depois nomeado pelo Papa Francisco para Prefeito da Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.


É um guineense, de nascença e cultura africana, que tem uma reflexão relevante sobre a crise de Deus no Ocidente, a partir de uma perspectiva de quem vem do Continente Africano, com outra vivência da natureza, da pobreza, da fé. Com ele, e outros cardeais nomeados pelo Santo Padre fora da Europa, percebemos bem a beleza da universalidade da Igreja, que nos pode falar da Boa- Nova de todos os cantos da terra.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Dia Internacional das Raparigas

 11 de outubro – Dia Internacional das Raparigas




 O dia 11 de Outubro foi instituído, em 2011, como o Dia Internacional das Raparigas, através da Resolução 66/170, da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o intuito de promover uma maior consciência relativamente à situação das raparigas em todo o mundo, de forma a tentar quebrar o ciclo de discriminação e violência e promover a protecção dos seus direitos.

CONFERÊNCIA


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

300 Anos do Patriarcado de Lisboa

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, desafia os diocesanos, através de uma mensagem, a assistirem ao musical “Partimos. Vamos. Somos” – o musical dos 300 anos do Patriarcado de Lisboa.
Mensagem: 

"Partimos. Vamos. Somos: Mais do que três palavras, indicam uma vida plena, como realmente acontece. Só é, quem "parte", de corpo e alma parte, e assim mesmo acontece. Como queremos para nós e para todos. Trezentos anos de Patriarcado em Lisboa, aludem ao que se chegou a ser porque antes se partira. Já de trás, como os que aqui tinham chegado tantos séculos antes com o Evangelho de Cristo. Como os que se têm acrescentado de 1716 para 2016. E os que hão de partir também, mesmo que fiquem onde estão, na viagem e torna viagem que o nosso mundo proporciona e reclama. Às vezes até bem perto, para que ninguém fique sem terra. Venham ver a viagem em toada musical. Venham ser com os que foram, para acontecerem sempre mais agora.

Convosco, partindo aqui, + Manuel Clemente

O elenco do musical é composto por jovens da Diocese de Lisboa, a encenação está a cargo de Matilde Trocado e o texto é da responsabilidade do padre Hugo Gonçalves.
O musical “Partimos. Vamos. Somos” acontece por ocasião das comemorações dos 300 anos do Patriarcado de Lisboa e “pretende mostrar o facto de Lisboa, no passado e no presente, ser uma cidade marcada pelo empenho missionário”.

A estreia está marcada para o próximo dia 18 de Novembro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, e os bilhetes já estão à venda, nos locais habituais e em http://ticketline.sapo.pt.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

ACISJF Internacional

Decorre  em Madrid a reunião do Conselho Internacional da ACISJF 
(30 de Setembro/2 de Outubro).

Segue-se a VII Assembleia Regional da Comissão Regional Europa ACISJF– IN VIA Europa (3/5 de Outubro), em que a ACISJF de Portugal está representada.