sexta-feira, 29 de julho de 2016

SANTA MARTA

Marta era irmã de Lázaro e de Maria de Betânia. A sua amizade com Jesus levou o Messias a chorar e a ressuscitar Lázaro. Esta é umas das passagens mais importantes da Bíblia sobre Marta.
Era na casa de Marta, Maria e Lázaro, na Betânia, que Jesus procurava momentos de descanso. Santa Marta tornou-se assim a santa padroeira dos hospedeiros, cozinheiros e nutricionistas. O nome Marta deriva mesmo do aramaico e significa "mestra", "senhora" ou "dona de casa".
Santa Marta foi uma das mulheres que seguiram Jesus no seu calvário e que acompanharam a sua ressurreição. Marta e seus irmãos Maria e Lázaro terão se deslocado para França para evangelizar e escapar à perseguição dos judeus.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Novo tecto da Igreja de Santa Isabel

“É um Céu a abrir-se”, destacou o Cardeal-Patriarca na inauguração do ‘Céu de Santa Isabel’. Esta paróquia histórica da cidade – criada pelo primeiro Patriarca de Lisboa – viu concretizado o sonho da pintura do teto da igreja.

“O Céu tem um significado pleno. Este, pela maneira como está pintado, é um céu especialmente translúcido e daí que faça adivinhar muita coisa, que é a vantagem de ser um céu. É um Céu a abrir-se”, manifestou aos jornalistas o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, ao chegar à igreja de Santa Isabel, no final da tarde do passado dia 19 de julho. “Reparemos que em muitas igrejas há o céu pintado no teto, com mais ou menos símbolos religiosos explícitos. Mas creio que o Céu, só por si, já é um símbolo religioso muito convincente”, acrescentou. Quando questionado sobre um céu do século XXI num edifício do século XVIII, D. Manuel Clemente sorriu: “O Céu até é mais antigo do que o século XVIII e mais moderno do que o século XXI”.



leia mais em:


sexta-feira, 22 de julho de 2016

Festa de Santa Maria Madalena






A Igreja Católica celebra hoje Santa Maria Madalena, até agora uma memória obrigatória na liturgia e que passa a ser assinalada no Calendário Romano Geral com o grau de ‘Festa’, por decisão do Papa Francisco.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou um novo decreto, datado de 3 de junho, “por desejo expresso do Santo Padre”, para promover e explicar esta mudança.

O texto sublinha que Maria Madalena foi a primeira “testemunha” e “anunciadora” da ressurreição de Cristo.

A decisão “inscreve-se no atual contexto eclesial, que exige uma reflexão mais profunda sobre a dignidade da mulher”, pode ler-se no documento.

A mudança promovida pelo Papa acontece “no contexto do Jubileu da Misericórdia” para sublinhar “a relevância” da figura de Maria Madalena, “que mostrou um grande amor a Cristo e foi por Cristo tão amada”.

leia mais em: 

terça-feira, 19 de julho de 2016

Festival Europeu da Alegria e da Misericórdia - Colabore







Cumprindo o desejo do Papa Francisco de ser “Uma Igreja pobre, para os Pobres”, vai ser organizado o Festival da Alegria e da Misericórdia entre os dias 11 a 13 de novembro em Roma que receberá pessoas em situação de sem-abrigo ou em vulnerabilidade social de todo a Europa.

A Comunidade Vida e Paz foi uma das organizações que mostrou vontade em levar alguns dos seus residentes a Roma a ter catequese e assistir a uma missa com o Papa, ouvir grandes testemunhos e proporcionar momentos de espiritualidade, partilha e convívio com pessoas de toda a Europa com realidades muito semelhantes às suas.

Apela-se à generosidade de todos os amigos e benfeitores da Comunidade para que tornem possível e real este encontro através de uma simples contribuição financeira. Este donativo contribui para a estadia, transporte, alimentação dos participantes no Festival. 


Poderá fazê-lo através do IBAN da Comunidade Vida e Paz: 
PT50 0036 0185 99100 008639 49.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Selecionador nacional deixou mensagem de fé após conquista inédita de Portugal

(Lusa)



"Em primeiro lugar e acima de tudo, quero agradecer a Deus Pai por este momento e tudo aquilo da minha vida", disse, numa declaração que, segundo confessou, tinha escrito semanas atrás.

A carta que Fernando Santos escreveu no seu quarto, agradecendo a Deus, foi lida antes das perguntas dos jornalistas, na conferência de imprensa após a final, num tom muito emocionado.

"Por último, mas em primeiro, quero ir falar com o meu maior amigo e sua mãe [Jesus Cristo e a Virgem Maria], dedicar-lhe esta conquista e agradecer por me ter convocado e agradecer por me ter concedido o dom da sabedoria, da perseverança e humildade para guiar esta equipa, com Ele a ter-me iluminado e guiado. Por tudo o que espero e desejo seja para glória de seu nome", declarou o seleccionador português.

Leia o artigo completo em:

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Parabéns Portugal!



Sara Moreira sagrou-se este domingo campeã da Europa da meia-maratona, em Amesterdão, prova na qual Jéssica Augusto foi terceira, tendo Portugal vencido coletivamente a prova da Taça da Europa, igualmente em estreia.

Patrícia Mamona conquistou a medalha de ouro no Triplo Salto nos Europeus de Atletismo.

A Selecção Nacional de Futebol consagrou-se pela primeira vez, Campeã Europeia!