quinta-feira, 31 de dezembro de 2015
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
terça-feira, 29 de dezembro de 2015
sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
Madre Teresa de Calcutá - um exemplo a seguir!
Questo pomeriggio il Santo Padre Francesco ha ricevuto in udienza privata Sua Eminenza il Cardinale Angelo Amato, S.D.B., Prefetto della Congregazione delle Cause dei Santi.
Nel corso dell’udienza il Santo Padre ha autorizzato la Congregazione a promulgare i decreti riguardanti:
- il miracolo, attribuito all’intercessione della Beata Teresa di Calcutta (al secolo: Agnese Gonxha Bojaxhiu), Fondatrice delle Congregazioni delle Missionarie della Carità e dei Missionari della Carità; nata il 26 agosto 1910 e morta il 5 settembre 1997;
O Papa Francisco vai proclamar como santa a Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), depois de ter aprovado um milagre atribuído à intercessão da beata, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé. A data para a cerimónia de canonização da vencedora do Prémio Nobel da Paz em 1979 vai ser decidida num próximo consistório (reunião de cardeais) ordinário para votar esta e outras causas. A sala de imprensa da Santa Sé revela que o Papa aprovou este segundo milagre e autorizou a publicação do decreto na tarde de quinta-feira, dia em que celebrava o seu 79.º aniversário natalício. |
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
Alegrias Natalícias
DOMINGO III DO ADVENTO Ano C
"Que devemos fazer?”
Lc 3, 10
João Baptista não é propriamente um “retrato” da alegria. Mas não deixou sem resposta as multidões, os publicanos e os soldados que lhe perguntaram: “Que devemos fazer?” Quantas vezes fazemos esta pergunta no nosso íntimo, aos nossos valores e convicções, a pais ou amigos, enfim, a Deus? Valorizamos o sentido dos deveres na educação dos mais novos, e nas responsabilidades que assumimos em sociedade?
Três leituras como presentes de Natal. Porque a alegria não é apenas “fogo de vista” mas também pensar no “que devemos fazer”!
"Que devemos fazer?”
Lc 3, 10
Por entre o stress natalício, que se contagia como “vírus” na publicidade televisiva, nas ruas do centro de qualquer cidade ou nos espaços comerciais, surge este “domingo da alegria” a antecipar o nascimento de Jesus. Claro que as alegrias parecem apontar mais para o “frisépio”, ou a “consolada”, bem documentadas pela “natelfie”, e com a promessa segura de presentes para a pequenada que correspondeu positivamente ao “porta-te bem”! Percebo que celebrar o nascimento de um Deus nascido pobre não diga muito ao “homo consumens” (perdoem-me os latinistas!) em que nos transformámos, mas a massificação da dádiva e da partilha que os presentes deviam exprimir também não traz alegrias duradouras!
(...)
P. Vítor Gonçalves
Ficou com curiosidade? Leia todo o artigo do Padre Vítor Gonçalves na Voz da Verdade desta semana ou no link abaixo.
Vamos preparar o Natal!
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Abertura da Porta Santa
O Cardeal-Patriarca vai abrir a ‘Porta Santa’ na Sé Patriarcal, num gesto que marca o início do Ano da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, na diocese. No próximo Domingo, 13 de dezembro, na Missa das 11h30, D. Manuel Clemente abre a ‘Porta da Misericórdia’. “Embora outras se abram na diocese, a abertura na Igreja Mãe de todas as Igrejas da nossa diocese reveste-se de singular significado e importância. Bom seria que não apenas os fiéis das paróquias da cidade de Lisboa pudessem participar nesta celebração, mas de todas as Paróquias e Movimentos do Patriarcado pudesse vir, ao menos, uma delegação”, desafia uma carta da Vigararia Geral do Patriarcado, enviada recentemente ao clero.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
Agenda
João Lourenço, director da Faculdade de Teologia, é o primeiro conferencista do Ciclo de Conferências 2015-2016, apresentando o tema “O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador” no próximo dia 13 de Dezembro.
Esta e todas as outras conferências do Ciclo terão lugar no Salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, pelas 16h00, e são de entrada livre para todos os interessantes.
Conheça o programacompleto do Ciclo de Conferências.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
terça-feira, 8 de dezembro de 2015
Jubileu da Misericórdia
FRANCISCO
BISPO DE ROMA
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
A QUANTOS LEREM ESTA CARTA
GRAÇA, MISERICÓRDIA E PAZ
(...)
Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes.
O Ano Santo abrir-se-á no dia 8 de Dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição. Esta festa litúrgica indica o modo de agir de Deus desde os primórdios da nossa história. Depois do pecado de Adão e Eva, Deus não quis deixar a humanidade sozinha e à mercê do mal. Por isso, pensou e quis Maria santa e imaculada no amor (cf. Ef 1, 4), para que Se tornasse a Mãe do Redentor do homem. Perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa. Na festa da Imaculada Conceição, terei a alegria de abrir a Porta Santa. Será então uma Porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança.
(...)
Neste Ano Jubilar, que a Igreja se faça eco da Palavra de Deus que ressoa, forte e convincente, como uma palavra e um gesto de perdão, apoio, ajuda, amor. Que ela nunca se canse de oferecer misericórdia e seja sempre paciente a confortar e perdoar. Que a Igreja se faça voz de cada homem e mulher e repita com confiança e sem cessar: « Lembra-te, Senhor, da tua misericórdia e do teu amor, pois eles existem desde sempre » (Sl 25/24, 6).
Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 11 de Abril – véspera do II Domingo de Páscoa ou da Divina Misericórdia – do Ano do Senhor de 2015, o terceiro de pontificado.
Franciscus
Excertos de:
Misericordiae Vultus
Bula de Convocação do Jubileu da Misericórdia
Visite o site oficial do Jubileu da Misericórdia:
http://www.iubilaeummisericordiae.va
sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Borboletas Monarcas e o Inverno
foto Reuters/Andrew Winning
As borboletas monarcas viajam mais de quatro mil quilómetros para fugir ao inverno. Nesta altura deixam o Canadá com destino à Califórnia ou ao México.
foto Reuters/Edgard Garrido
foto Reuters/Michael Fiala
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
terça-feira, 1 de dezembro de 2015
Subscrever:
Mensagens (Atom)