sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Programa para Tempo de Quaresma

"

"Godspell" retrata a vida pública de Jesus, narrada através de uma série de parábolas do Evangelho segundo São Mateus, intercaladas com canções inesquecíveis dos mais variados estilos musicais, desde o pop, ao rock, passando pelo folk, gospel e vaudville, como o célebre “Day by day”. Uma peça que conjuga alegria, tristeza, humor e drama, num espetáculo de ritmo intenso, sempre num clima de grande proximidade aos espetadores.

O espectáculo vai estar em cena no Teatro Tivoli BBVA de 5 a 15 de Março (dia 27 no Teatro Aveirense).

mais informação em:

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

São Gregório de Narek, Doutor da Igreja

Nesta segunda-feira, 23 de Fevereiro, a Santa Sé informou que o Papa Francisco aprovou a sentença para declarar São Gregório de Narek como Doutor da Igreja.

A Igreja Católica atribui oficialmente o título de doutor da Igreja àquelas pessoas que têm uma autoridade teológica e doutrinal, em razão da certeza de seus pensamentos, da santidade das suas vidas e da relevância de suas obras.

1. São Gregório viveu de 951 a 1003. Nasceu na Arménia, o seu pai foi Arcebispo (dado que nas Igrejas do Oriente existe a possibilidade do sacerdócio de homens casados). Sua prima Anania de Narek, fundadora de um mosteiro local e de uma escola, foi como uma mãe para ele e educou-o.

2. Foi monge e sacerdote. Ingressou num mosteiro chamado Narekavank quando ainda era bastante jovem. Foi ordenado sacerdote com 25 anos. O lugar foi uma importante escola medieval na Arménia e foi destruído durante o Genocídio dos arménios em 1915, para ser substituído por uma mesquita.

3. Escreveu uma grande variedade de livros como tratados de teologia, cantos, melodias, cartas e orações.

4. A sua obra mais famosa é o Livro das Lamentações, hoje traduzido em diversos idiomas. Deixou como testamento espiritual um livro composto por 95 orações chamado “Falando com Deus das profundidades do coração”.

5. As suas orações ainda são usadas na liturgia divina do rito arménio. Por exemplo, assim que sobe para o altar, o sacerdote recita em voz baixa a oração 33 do livro das lamentações.

6. É conhecido como “o anjo guardião de forma humana”. Muitos milagres estão associados à sua intercessão.

7. A sua festa  celebra-se a 13 de Outubro. É venerado na Igreja Católica e na Igreja Arménia Apostólica, assim como na ortodoxa.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Beatos Francisco e Jacinta Marto



No dia 20 de Fevereiro, celebra-se a Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima. Para assinalar esta data o Santuário de Fátima preparou um programa próprio.

As celebrações começam no dia 19 com a oração de Vésperas dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, na Capela do Santíssimo Sacramento, pelas 17:30. Neste mesmo dia, às 21:30, na Capelinha das Aparições, haverá a Vigília dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.

O dia 20 tem início às 10:00 na Capelinha das Aparições com a recitação do terço, seguido de procissão para a Basílica da Santíssima Trindade, onde será celebrada a Eucaristia, presidida por D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, pelas 11:00.

A tarde será dedicada às crianças, tendo início às 14:00 com o acolhimento. Pelas 14:30, terão um momento de reflexão sob o tema “Encontro com os Pastorinhos” e terminará com a recitação do terço, pelas 15:00.

Neste mesmo dia, o Santuário de Fátima promove a realização de um concerto evocativo dos três videntes de Fátima, sob o tema “Sem amor nenhuns olhos são videntes”. Terá lugar na Sé Patriarcal de Lisboa, pelas 21:00. O ponto alto do concerto é a estreia Nacional da peça musical “Drei Hirtenkinder aus Fatima – Os Três Pastorinhos de Fátima”, da autoria de Arvo Pärt.

in

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

QUARESMA


A Quarta-feira de Cinzas marca, para os católicos, o início da Quaresma, um caminho de quarenta dias até à Páscoa.

Cinzas?

O primeiro dia da Quaresma é um dia especial! É «Quarta-feira de Cinzas» ou «Dia das Cinzas». Chama-se assim porque, na igreja, depois da homilia, cada pessoa avança em direção ao padre para receber uma pequena cruz traçada sobre a fronte com as cinzas.

São dos ramos queimados...

De que são feitas as cinzas? As cinzas são o resultado da queima dos ramos secos que tinham sido benzidos no domingo de Ramos do ano anterior. A chama que queima os ramos é como a chama do amor que pode queimar tudo o que é triste, tudo o que está seco em nós.

... que temos de banir...

As cinzas são cinzentas e sem vida. É como a poeira. Aliás, são designadas pelo mesmo nome em hebraico. Elas recordam-nos que somos frágeis, que temos necessidade de Deus para mudar o coração, para eliminar toda a poeira que existe em nós e assim deixar ver a luz.

... para dar mais lugar a Deus

Por isso, quando o padre faz a pequena cruz nas nossas cabeças, diz: «Recorda-te que és pó e em pó te hás de tornar». Ou então mais frequente nos dias de hoje: «Converte-te e acredita no Evangelho».
Celebrar as Cinzas é sinal que queremos dar mais lugar a Deus nas nossas vidas, tal como os primeiros raios de sol da primavera afastam o frio do inverno.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

25 anos de Hubble

Telescópio Hubble capta um "smile" no espaço

O telescópio Hubble, da Nasa, captou o conjunto de galáxias SDSS J1038+4849. Uma foto que não deixa ninguém indiferente.

O telescópio Hubble comemora 25 anos de serviço em 2015. E nada melhor para celebrar do que a foto de um conjunto de galáxias que parece um sorriso.

A fotografia foi divulgada esta segunda-feira, 9 de fevereiro, pela agência espacial norte-americana, NASA. Segundo o portal da revista "Time" mostra o conjunto de galáxias SDSS J1038+4849, que parece estar a sorrir ao telescópio espacial.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Resiliência

A história de James Robertson está a comover o mundo. Na última década, este homem de 56 anos, que vive em Detroit, caminhou cerca de 30 quilómetros diariamente para nunca faltar ao trabalho, conta o jornal «Detroit Free Press». O seu Honda Accord avariou há 10 anos e Robertson diz-se incapaz de pagar um carro novo com o ordenado que aufere (10,55 dólares por hora, ou seja  9,34) e por isso caminha para cumprir os seus compromissos. 
Para Tod Wilson, chefe da empresa, o empregado é um exemplo a seguir. «Eu defino o nosso padrão de entendimento por ele. Este homem consegue chegar aqui, andando todos os dias, todos aqueles quilómetros, através de neve e chuva e, bem, eu tenho pessoas a dez minutos daqui que dizem não conseguir cá chegar». 
Mas a sua história, está prestes a mudar graças a generosidade de um desconhecido. 
A história do homem inspirou Evan Leedy, um estudante de 19 anos, que criou umcampanha de crowdfunding online para conseguir angariar cinco mil dólares (cerca de 4400 euros). Em apenas uma hora, Leedy conseguiu juntar dois mil dólares (cerca de 1700 euros) e, esta terça-feira de manhã, a campanha já tinha atingido mais de 130 mil dólares (mais de 114 mil euros) para que Robertson possa comprar um carro.  
Mas a generosidade das pessoas não se ficou por aqui. Ao saber da história deste norte-americano, um stand automóvel local decidiu oferecer um carro a Robertson. 

Leia a história completa em 

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

2 de Fevereiro

Se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir 
está o Inverno para vir, 
se estiver a chorar está o Inverno a passar"