quinta-feira, 28 de junho de 2012
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Cuidado com o Sol
A exposição directa ao sol pode provocar queimaduras. Nas queimaduras são frequentes a pele quente, vermelha e seca, dor ou ardor e bolhas.
Existem certas zonas de alto risco, que devemos proteger mais do que o normal, durante a exposição ao sol. São elas: o rosto, o contorno dos olhos, os lábios, o nariz, as maçãs do rosto, o peito, as virilhas, a parte interna dos joelhos, os ombros, e as costas. Proteger o rosto atrasa o processo de envelhecimento produzido pelos raios solares. Óculos de sol, com lentes à prova de raios solares, são bastantes úteis. Porque os lábios são revestidos por pele muito fina, é importante protegê-los com batom apropriado. O nariz, devido a ser a parte mais saliente do rosto, tem tendência a avermelhar, recomendando-se protecção extrema. Normalmente os ombros e as costas são as zonas mais expostas ao sol, portanto, mais sujeitas a queimaduras. A barriga é a zona menos sensível, mas nunca devemos esquecer de a proteger.
terça-feira, 26 de junho de 2012
DISCURSO DO CARDEAL ODILO PEDRO SCHERER
INTERVENÇÃO DO CHEFE DA DELEGAÇÃO DA SANTA SÉ, ENVIADO ESPECIAL DO SANTO PADRE, À CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Rio de Janeiro, 22de Junho de 2012
(...)
Agora é o momento oportuno para tratar das diversas ameaças à família humana e à sua casa terrestre, devidas à persistente injustiça da fome, pobreza e subdesenvolvimento, que continuam atormentando as nossas sociedades. A Santa Sé tem a firme esperança de que esta oportunidade possa proporcionar a ocasião para abandonar a hermenêutica da suspeita reforçada pelo auto-interesse partidário e o protecionismo, em favor de uma verdadeira solidariedade entre nós, especialmente com os pobres. Este é o momento de nos comprometermos com uma distribuição mais justa dos abundantes bens deste mundo e com a busca de um desenvolvimento mais integral, que corresponda à dignidade de todo ser humano.
Para a Santa Sé, isto requer, acima de tudo, manter a relação adequada dos meios com o seu fim. No centro do mundo criado encontra-se a pessoa humana - e, portanto, esta também se encontra no centro do desenvolvimento sustentável, como afirma o First Rio Principle (Primeiro Princípio do Rio). Toda vida humana, desde a concepção até à morte natural, tem o mesmo valor e dignidade.(...)
(...)O papel único e fundamental da família – que a Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma ser o grupo e a unidade fundamental da sociedade – merece aqui uma menção especial, porque, de fato, educação e desenvolvimento humano começam na família, onde todos esses princípios são transmitidos e assimilados pelas gerações futuras, de tal modo que os seus membros assumam as suas responsabilidades próprias na sociedade.
O direito à água, à alimentação, à saúde e à educação estão intrinsecamente ligados com o direito à vida e o direito ao desenvolvimento. Por isso, devemos ter a coragem de afirmá-los, e de igual modo estar decididos a ter em conta o fato evidente, que esses direitos estão ao serviço da pessoa humana. O risco de obscurecer esta justa relação apresenta-se, de modo particular, no caso do direito à saúde, onde se observa que a promoção de certa concepção de saúde ameaça profundamente a dignidade da pessoa humana. Uma sentença de morte imposta sobre vidas humanas mais vulneráveis – ou seja, aquelas que estão no santuário mais seguro que é o útero de suas mães - não pode, sob nenhuma hipótese, ser apresentada sob a nomenclatura de "cuidados de saúde" ou simplesmente "saúde". Isto não realiza um verdadeiro serviço ao desenvolvimento humano autêntico nem ao seu verdadeiro apreço; antes, constitui a maior violação da dignidade humana e um desserviço injustificável, uma vez que o desenvolvimento, em todas as fases da vida, está ao serviço da vida humana.
(...)
Leia tudo em http://www.vatican.va/roman_curia/secretariat_state/2012/documents/rc_seg-st_20120622_rio20_po.html
O Galo Badalo, a Galinha Balbina, o Pinto Jacinto e o Perú Glu-Glu.
José Barata Moura nasceu há 64 anos.
Aqui fica uma das canções com que tem povoado o imaginário das crianças.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Evangelho do Dia
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não julgueis e não sereis julgados. Segundo o julgamento que fizerdes sereis julgados, segundo a medida com que medirdes vos será medido. Porque olhas o argueiro que o teu irmão tem na vista e não reparas na trave que está na tua? Como poderás dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o argueiro que tens na vista’, enquanto a trave está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e então verás bem para tirar o argueiro da vista do teu irmão».
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Um berlinde azul no espaço - Ciência - DN
Imagem de alta resolução da NASA mostra toda a beleza do nosso planeta.
Esta é a mais recente imagem de uma série a que a agência espacial norte-americana baptizou "blue marble", pois o planeta Terra, visto do espaço, lembra um berlinde azul, dominado pela cor dos oceanos.
Esta é a mais recente imagem de uma série a que a agência espacial norte-americana baptizou "blue marble", pois o planeta Terra, visto do espaço, lembra um berlinde azul, dominado pela cor dos oceanos.
Esta visão belíssima, obtida com centenas de imagens de satélite de alta resolução, mostra o pólo norte do planeta. A fotografia está dominada pelo branco, com manchas verdes e de castanho.
Clique para ver mais
Um berlinde azul no espaço - Ciência - DN
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Vamos hoje rezar pela Paz!
Um atentado suicida provocou a morte de 17 pessoas na cidade de Khost, no sudeste do Afeganistão, à passagem de uma patrulha de elementos das forças seguranças nacionais e da NATO. Estas últimas sofreram baixas em número ainda indeterminado.
O atacante, que se fazia transportar numa motorizada, lançou-se sobre a coluna militar que atravessava uma das ruas da cidade. Entre as vítimas estão, pelo menos, três polícias afegãos e 14 civis, entre os quais mulheres e crianças.
Khost é capital da província do mesmo nome, situada junto da fronteira com o Paquistão e de uma área neste país sob controlo da Al-Qaeda.
Aproveitemos a leitura de uma notícia igual a tantas outras que nos chegam do Médio-Oriente,
e rezemos hoje pela Paz no Mundo,
que tanta falta faz!
Rainha da Paz, Dai-nos a Paz!
terça-feira, 19 de junho de 2012
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Evangelho do Dia (Difícil...)
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Palavra da salvação.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, digo-vos: Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado».
Palavra da salvação.
sexta-feira, 15 de junho de 2012
1752 - Benjamin Franklin provou que o raio é electricidade
Benjamin Franklin famosa experiência de Benjamin Franklin
(papagaio + chave + relâmpago).
Enquanto cientistas de todo o mundo discutiam, em acirradas polémicas, se os relâmpagos seriam ou não um fenómeno eléctrico, Benjamin Franklin conseguiu, no meio a uma tempestade, atrair um raio a uma chave metálica presa ao seu papagaio. Muitos já suspeitavam que o raio fosse efectivamente um fenómeno eléctrico, mas foi Franklin, por intermédio da captação das cargas presentes nas nuvens baixas, que o demonstrou experimentalmente. O seu sistema de trabalho era provar a teoria com a prática.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Milhares acompanharam procissão do Corpo de Deus - Renascença
À passagem do Santíssimo Sacramento, nas mãos do Cardeal Patriarca de Lisboa, muita gente ajoelhava na calçada. Um longo e intenso testemunho de fé como é suposto ser a procissão mais antiga de Lisboa.
“Belíssima caminhada com o Senhor pelas ruas da nossa cidade. Eu acho que a eucaristia é o cumprimento mais belo que Jesus encontrou para a Sua grande promessa. A Sua grande promessa é: ‘Eu ficarei convosco até ao fim. Onde vós estiverdes reunidos, eu estarei convosco’”, disse D. José Policarpo
Peregrinação das Crianças
Apesar do tempo frio e chuvoso, o Santuário de Fátima acolheu na manhã de 10 de junho milhares de crianças, seus familiares e catequistas, vindos de todo o Portugal.
Nas suas palavras às crianças, durante a homilia da missa celebrada no Recinto de Oração do Santuário, o presidente da peregrinação, D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, exortou as crianças a cumprirem os seus compromissos com Deus, e apelou a atitudes de "confiança em Deus", "disponibilidade para Deus", "compromisso com Deus" e "fidelidade a Deus":
"Neste jardim que é a terra em nós habitamos, há pessoas que não aceitam os pedidos de Deus nem querem a sua salvação e outras estão dispostas para ouvir as suas palavras de amor e fazem a sua vontade. Uns tornam feio o jardim do mundo; outros tornam-no belo e um lugar onde todos gostam de viver com Deus e com os outros".
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Dia D
O dia 6 de junho de 1944 entrou para a história como o Dia D. Neste dia, os aliados ocidentais iniciaram a ofensiva contra as tropas alemãs no Canal da Mancha.
terça-feira, 5 de junho de 2012
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Festas e Arraiais
Junho já chegou e as Festas de Lisboa já começaram!
Consulte a programação em http://www.festasdelisboa.com/index.php?t=events.
Participe e aproveite este mês especial na nossa cidade.
Reserve o Dia de Santo António para uma visita à Igreja daquele Santo,
seguida de um Almoço-Arraial animado com música ao vivo no nosso Self-service sobre o Tejo!
Consulte a programação em http://www.festasdelisboa.com/index.php?t=events.
Participe e aproveite este mês especial na nossa cidade.
Reserve o Dia de Santo António para uma visita à Igreja daquele Santo,
seguida de um Almoço-Arraial animado com música ao vivo no nosso Self-service sobre o Tejo!
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Família e Educação dos Filhos
Gerar e criar é também educar.
A educação requer, antes de mais, um ambiente familiar de paz e de amor. Pela palavra e testemunho, no dia a dia, os pais são os primeiros e os mais determinantes educadores dos seus filhos. Educar os filhos é transmitir-lhes, de modo normal e ocasional, valores consistentes para a vida, aproveitando os momentos e acontecimentos que para isso se proporcionam. A educação ensina a tomar consciência de que não estamos sós no mundo e que saber relacionar-se com os outros é garantia de harmonia e paz. Ensinar a saudar as pessoas, a pedir desculpa e a pedir licença, a agradecer, a ouvir e a falar com respeito, a ajudar e a estar atento aos outros, a ganhar amor ao trabalho e ao dever, a ser verdadeiro e justo, é moldar o coração de uma criança ao seu crescimento harmónico e à convivência sadia com os demais, dentro e fora da família.
Tem hoje um especial sentido educar para a liberdade, a afectividade, a verdade, a solidariedade, a honestidade, a justiça e a paz.
A missão educativa da família é partilhada com a escola, e os pais não podem descurar o dever de uma boa e activa relação com os professores e educadores dos seus filhos, participando em reuniões e encontros e empenhando-se em tarefas necessárias ao processo educativo.
in A Família Cristã - reflecte, dialoga e reza, Bispos das Dioceses do Centro
Subscrever:
Mensagens (Atom)