sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O primeiro livro

A 30 de Setembro, surge o primeiro livro impresso:
A Bíblia de Gutenberg.

A Bíblia de Gutenberg é o incunábulo impresso da tradução em latim da Bíblia, por Johann Gutenberg, em Mainz, Alemanha. A produção da Bíblia começou em 1450, tendo Gutenberg usado uma prensa de tipos móveis. Calcula-se que tenha terminado em 1455. Essa Bíblia é considerada o incunábulo mais importante, pois marca o início da produção em massa de livros no Ocidente.
Uma cópia completa desta Bíblia possui 1282 páginas, com o texto em duas colunas; a maioria era encadernada em dois volumes.
Acredita-se que 180 cópias foram produzidas, 45 em pergaminho e 135 em papel. Foram impressas, rubricadas e iluminadas à mão num período de três anos.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rei da Arábia Saudida dá direito de voto às mulheres - Globo - DN

Rei da Arábia Saudida dá direito de voto às mulheres - Globo - DN

O rei Abdullah da Arábia Saudita anunciou a concessão às mulheres do direito de votarem e serem eleitas nas eleições municipais, as únicas organizadas no país.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

José Niza 1936-2011

 José Niza, que além de letrista, também era médico, fica para a história da música portuguesa como o autor das letras de clássicos do Festival da Canção como 'E Depois do Adeus', 'Festa da Vida' e 'Flor de Verde Pinho'.

Festa da Vida

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Do Livro do Profeta Ageu

No segundo ano do rei Dario, no primeiro dia do sexto mês, foi dirigida a palavra do Senhor, por meio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josadac, sumo sacerdote: «Assim fala o Senhor do Universo: Este povo diz: ‘Não chegou ainda o tempo de se reconstruir o templo do Senhor’». E a palavra do Senhor foi manifestada, por meio do profeta Ageu: «Para vós chegou o tempo de habitardes em casas confortáveis, enquanto este templo continua em ruínas». Por isso, assim fala o Senhor do Universo: «Pensai bem na vossa situação. Semeais muito e colheis pouco; comeis e não vos saciais; bebeis e não matais a sede; vestis-vos e não vos aqueceis; e o operário mete o seu salário num saco roto». Assim fala o Senhor do Universo: «Pensai bem na vossa sorte: Subi ao monte, trazei madeira e reconstruí o meu templo; nele porei a minha complacência e manifestarei a minha glória» – diz o Senhor.

XLI CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS DE SERVIÇOS DA ACISJF

 
 
O XLI Curso de Formação de Responsáveis de Serviços da ACISJF decorreu, em Fátima,
na Casa de Nossa Senhora do Carmo,
entre os dias 15 e 18 de Setembro de 2011.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Júlio Resende 1917-2011


 Julio Resende - Serigrafia -
Goa L`Odeur Couleur

(lisboacity.olx.pt)

Ensinar a Amar

Ninguém nasce a odiar outra pessoa pela cor da sua pele ou pela sua origem, ou a sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam de aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.

Nelson Mandela

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Regresso às Aulas em Segurança

Não se esqueça!
Mostre ao seu filho que deve caminhar no lado de dentro dos passeios.
Nos primeiros dias acompanhe-o e prepare-o para quando andar sozinho.
No automóvel, utilize o sistema de retenção adequado ao seu filho.
Lembre-se que ele deve entrar e sair do veículo do lado do passeio.
Ensine a criança a esperar pelo transporte público na paragem, em fila.
Só deve atravessar a rua depois do veículo se afastar.
Mostre ao seu filho que é sempre mais seguro atravessar numa passadeira.
Quando não existem semáforos deve esperar por um sinal do condutor.
Habitue o seu filho a usar roupas claras e material retrorrefletor para ser visto (mesmo durante o dia).
Nas bermas, ensine-o a caminhar de frente para os veículos.

Consulte mais em http://www.dren.min-edu.pt/uploads/user_id_2/file/20110907170131_CampanhaPrevencaoSegurancaRodoviaria-RegressoAsAulas-desdobravel.PDF

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

15 Setembro - Nossa Senhora das Dores

Presente junto da Cruz, Maria vive e sente os sofrimentos de Seu filho. Por isso a liturgia lhe dedica hoje especial atenção, depois de ter celebrado ontem a Exaltação da Santa Cruz. As dores da Virgem, unidas aos sofrimentos de Cristo foram redentoras, indicando-nos o caminho da nossa dor.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, estavam junto à cruz de Jesus, sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Ao ver sua Mãe e o discípulo predilecto, Jesus disse a sua Mãe: «Mulher, eis o teu filho». Depois disse ao discípulo: «Eis a tua Mãe».
E a partir daquela hora,o  discípulo recebeu-a em sua casa.

Palavra da salvação.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Justiça Educativa

Uma adolescente alemã, de 16 anos, foi detida por grafitar símbolos nazis em cartazes de um partido político de esquerda. A jovem, condenada a serviço comunitário, teve uma sentença inédita: comprar uma cópia do Diário de Anne Frank e, num prazo de dez dias, apresentar ao juiz um resumo do livro.


Jovem delinquente condenada a ler o Diário de Anne Frank - JN
in http://www.jn.pt/

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Português premiado em Olimpíadas de Biologia

Boas Notícias - Português premiado em Olimpíadas de Biologia
(Clique no link para saber mais)

Portugal foi premiado pela primeira vez nas Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia, na Costa Rica. Diogo Maia e Silva, um dos quatro alunos portugueses a participar nesta competição, conquistou a medalha de bronze.
Este é o segundo ano consecutivo em que Portugal participa nesta olimpíadas. Segundo José de Matos, coordenador nacional da competição, Diogo Maia conquistou um “resultado absolutamente fantástico”. No entanto, “o restante grupo ficou a centésimas dos melhores classificados".

domingo, 11 de setembro de 2011

Ancona, Itália, 11 set 2011

Bento XVI recordou hoje as vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2011, nos Estados Unidos da América, convidando a “recusar sempre a violência” e a resistir à “tentação do ódio”.
“Hoje o nosso pensamento vai para o 11 de setembro de há dez anos. Ao recordar ao Senhor da Vida as vítimas dos atentados perpetrados naquele dia e os seus familiares, convido os responsáveis das nações e os homens de boa vontade a recusar sempre a violência como solução dos problemas”, disse, após uma missa celebrada esta manhã.

in http://www.agencia.ecclesia.pt/

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Natividade da Virgem Santa Maria

A vinda do Filho de Deus à terra, foi preparada, pouco a pouco, ao longo dos séculos, através de pessoas e acontecimentos. Entre as pessoas escolhidas por Deus para colaborarem no Seu projecto de salvação, houve uma, à qual foi confiada uma missão única: Maria, chamada a ser a Mãe do Salvador e cumulada, por isso, de todas as graças necessárias ao cumprimento dessa missão.
O nascimento de Maria foi, portanto, motivo de esperança para o mundo inteiro: anunciava já o de Jesus. Era a autora da salvação a despontar; «Ela vem ao mundo e com Ela o mundo é renovado. Ela nasce e a Igreja reveste-se da sua beleza». (Liturgia bizantina).
Felicitando a Mãe do Salvador, no dia do Seu aniversário natalício, peçamos a graça de à Sua semelhança, colaborarmos, generosamente, na salvação do mundo.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Salmo 144 (145)

O Senhor é bom para com todas as criaturas.
Quero exaltar-Vos, meu Deus e meu Rei,
e bendizer o vosso nome para sempre.
Quero bendizer-Vos, dia após dia,
e louvar o vosso nome para sempre.

O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade.
O Senhor é bom para com todos
e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas.

Graças Vos dêem, Senhor, todas as criaturas
e bendigam-Vos os vossos fiéis.
Proclamem a glória do vosso reino
e anunciem os vossos feitos gloriosos.




segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tratado de Tordesilhas, um pouco de História

O Tratado de Tordesilhas, como o próprio nome indica foi assinado na povoação castelhana de Tordesilhas no dia 7 de Junho de 1494, envolvendo os reinos de Portugal e Castela.
Este tratado foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e o recém-formado Reino da Espanha para dividir as terras “descobertas e por descobrir” por ambos os reinos fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica.
O tratado de Tordesilhas definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, no tratado referidas como “Cipango” e Antília.
Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, à Espanha. O tratado foi ratificado pela Espanha a 2 de Julho e por Portugal a 5 de Setembro no ano de 1494.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Boas notícias para Portugal!

Receitas do turismo portugês batem recorde de 2008

Ainda 2011 ia a meio e era já o melhor ano turístico de sempre em receitas, que em Junho superaram as alcançadas em pleno Euro 2004. A crise não impediu que mais estrangeiros visitassem o País, invertendo a tendência dos últimos anos, em que foram os portugueses a salvar o sector. Mas com a austeridade a apertar, as férias são mais curtas e poupadas.