quarta-feira, 31 de agosto de 2011

31 de Agosto de 1901 - A Carris introduzia os carros eléctricos


Na madrugada do dia 31 de Agosto de 1901 começou a funcionar a primeira linha de carros eléctricos que se estendia do Cais do Sodré a Ribamar (Algés). Citando um jornal da época "a inauguração da tracção eléctrica satisfez completamente o público que, em grande número, concorreu a presenciar o importante melhoramento, a elegância luxuosa dos carros, a comodidade que oferecem aos passageiros e a rapidez da marcha".
Por volta de 1905 já toda a rede estava electrificada tendo os "Americanos" desaparecido das ruas de Lisboa.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

28 de Agosto, Festa de S. AGOSTINHO, bispo e doutor da Igreja

Nasceu em Tagaste (África) no ano 354. Depois de uma juventude perturbada, quer intelectualmente quer moralmente, converteu se à fé e foi baptizado em Milão por S. Ambrósio no ano 387. Voltou à sua pátria e aí levou uma vida de grande ascetismo. Eleito bispo de Hipona, durante trinta e quatro anos foi perfeito modelo do seu rebanho e deu lhe uma sólida formação cristã por meio de numerosos sermões e escritos, com os quais combateu fortemente os erros do seu tempo e ilustrou sabiamente a fé católica. Morreu no ano 430.
 
Ama e faz o que quiseres; seja que te cales, cala-te por amor; seja que fales, fala por amor; seja que tu corrijas, corrige por amor; seja que tu perdoes, perdoa por amor.
(Santo Agostinho, In Io. Ep. tr. 7, 8)


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Operação “Férias Seguras” da GNR

Este Agosto a GNR dará prioridade a uma actuação preventiva, que tenderá sobretudo para a visibilidade e a segurança da circulação rodoviária proporcionando uma deslocação em segurança e de forma a procurar continuar a reduzir a sinistralidade rodoviária. Merecerão também particular atenção os comportamentos que denotem uma condução agressiva, a velocidade, a condução sob influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, o respeito pelas regras de trânsito, o uso de cintos de segurança e/ou sistemas de retenção nos bancos dianteiros e traseiros, o uso indevido de telemóveis, a condução de veículos de duas rodas e a habilitação legal para conduzir.


Boas Férias, em Segurança!!

http://www.gnr.pt/default.asp?do=tnov0r6r_vz24r05n/016vpvn5/a16vpvn5_qr5p4vpn1&fonte=noticias&id=623

Exulta de Alegria, Ó Santa Mãe da Igreja!


Exulta de Alegria
Abadia de Chevetogn

(Clique para ouvir um Hino a Nossa Senhora)




15 Agosto - Assunção da Virgem Santa Maria

Ao terminar a Sua missão na terra, Maria, a Imaculada Mãe de Deus, «foi elevada em corpo e alma à glória do céu» (Pio XII), sendo assim a primeira criatura humana a alcançar a plenitude da salvação.
Esta glorificação de Maria é uma consequência natural da Sua Maternidade divina: Deus «não quis que conhecesse a corrupção do túmulo Aquela que gerou o Senhor da vida».
A Assunção de Maria ao Céu, em corpo e alma, é a garantia de que o homem se salvará todo: também o nosso corpo ressuscitará! A Assunção de Maria é o penhor seguro de que o homem triunfará da morte!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Construção do Muro de Berlim - 13 Agosto 1961

Imagens inéditas da construção do Muro de Berlim: (clique no link para ver as imagens)
Há quem ainda se lembre bem da queda do Muro de Berlim em Novembro de 1989 mas poucos são aqueles que se recordam da construção. A barreira começou a nascer a 13 de Agosto de 1961 - no próximo sábado assinalam-se os 50 anos da sua construção - e durante décadas viria a dividir a cidade ao meio.
De um lado (República Democrática Alemã) estava o sector soviético. Do outro (República Federal da Alemanha) estavam os países capitalistas, grupo encabeçado pelos EUA.
Don McCullin, fotógrafo britânico, estava em Berlim quando os primeiros blocos de cimento começaram a ser colocados. Os negativos das fotos que o jovem de 25 anos captou em 1961 estiveram perdidos durante décadas e só agora voltaram a aparecer. As imagens inéditas foram publicadas pela revista 'Time' e nelas é visível a curiosidade inicial dos habitantes da capital alemã.

in http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/Mundo/Fotogaleria-(128).aspx

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dá com alegria

"Quem semeia pouco também colherá pouco e quem semeia abundantemente  também colherá abundantemente.
Dê cada um segundo o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento, porque Deus ama aquele que dá com alegria."

da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Arcebispo de Westminster pede-nos Orações

O presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales, D. Vincent Nichols, condenou hoje a “violência criminosa e as pilhagens” que ocorreram nas últimas noites em Londres e noutros locais da Inglaterra. Segundo o arcebispo católico de Westminster, na capital inglesa, estas cenas são “chocantes” e representam um “desrespeito pelo bem comum da sociedade”.
Em comunicado publicado na página da diocese de Westminster na internet, D. Vincent Nichols pediu orações aos católicos, “especialmente pelos que foram diretamente afetados pela violência” e pelos que “enfrentam o perigo nas ruas”.
Este responsável lembra ainda os que viram “arruinada” a sua fonte de sustento e os que veem as suas vidas “marcadas pelo medo”.
O presidente da Conferência Episcopal inglesa fala também nos pais “preocupados com o comportamento dos seus filhos” e reza pelos que “neste momento são tentados a seguir os caminhos da violência e do roubo”.
“Que Deus nos dê a coragem e a determinação para moldarmos a nossa vida com dignidade, respeito por nós próprios e preocupação pelo bem comum”, conclui o prelado.

A vaga de desordem começou no último sábado em Tottenham, no norte de Londres, após um protesto contra as circunstâncias da morte de um residente local, durante uma operação policial.

ver http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=86897 para notícia completa.

S. Teresa Benedita da Cruz, virgem e mártir

Edith Stein, filha de pais judaicos, nasceu em Breslau no dia 12 de Outubro de 1891. Tendo-se dedicado aos estudos filosóficos, empenhou-se perseverantemente na procura da verdade, até que encontrou a fé em Deus e se converteu à Igreja Católica. Foi baptizada no dia 1 de Janeiro de 1922. Desde então serviu a Deus na função de professora e escritora. Agregada às irmãs carmelitas em 1933 com o nome Teresa Benedita da Cruz por ela escolhida, dedicou a sua vida ao serviço do povo judaico e do povo alemão. Deixando a Alemanha por causa da perseguição aos Judeus, foi recebida a 31 de Dezembro de 1938 no convento das carmelitas de Echt (Holanda). No dia 2 de Agosto de 1942 foi presa pelas autoridades que exerciam o poder aterrador na Alemanha e enviada para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau (Polónia), destinado ao genocídio do povo judaico. Aí foi cruelmente morta no dia 9 de Agosto.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Faz 45 anos amanhã que se uniram as duas margens do Tejo em Lisboa!







A Ponte era, à época, a maior construção do género na Europa e uma das maiores do mundo. Custou mais de 2,1 milhões de contos, precisou de mais de 72 mil toneladas de betão, e chegou a ter, num só dia, as mãos de três mil homens a trabalhar para erguê-la.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1945617

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Necessidade de Amor

Faltando alguns dias para a Jornada Mundial da Juventude de Madrid, Bento XVI encorajou os jovens a abandonar algumas pobrezas que os assolam, começando pela falta de amor.
"É necessário – ressalta o Papa numa carta – que o crescimento das novas gerações seja alimentado não só por noções culturais e técnicas, mas sobretudo pelo amor, que supera o individualismo e o egoísmo, e permite prestar atenção às necessidades de todos os irmãos e irmãs.”
Por esta razão, o Santo Padre chama " preocuparem-se com toda pobreza dos nossos jovens, moral, física, existencial e, acima de tudo, a pobreza de amor, a raiz de todo problema sério humano".

CASTEL GANDOLFO, sexta-feira, 29 de julho de 2011
in http://www.zenit.org/article-28586?l=portuguese

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O principezinho

"Só se vê bem com o coração,
o essencial é invisível para os olhos."

Antoine de Saint-Exupéry França

1900 // 31.07.1944 Escritor/Aviador